Veja 10 coisas para fazer de graça em Madri e aproveite ao máximo a sua estadia em uma das cidades mais turísticas e bonitas da Espanha. A capital é linda, cheia de gente de todas as partes do mundo, é moderna e conta com muitas atrações gratuitas.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em Madri e na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.
1) Passear pela Gran Via
A primeira dica do que fazer de graça em Madri é conhecer e passear pela Gran Vía. É uma das principais avenidas de Madri, estando rodeada de ótimos restaurantes e bares. O local também é referência quando o assunto é compras, pois conta com grandes lojas, como H&M e Zara, além de centros comerciais completos, conhecidos na Espanha como El Corte Inglés. Esse é um dos pontos mais tradicionais de Madri.
Para você ter uma ideia, o projeto dessa região foi apresentado em 1862, mas a sua construção só teve início em 1910 e foi finalizada em 1929. Durante muito tempo essa região foi chamada de Broadway madrilena, pela fama dos seus cinemas.
2) Parque del Retiro
Se você quer visitar parques em Madri, o mais conhecido e bonito é o Parque del Retiro, com entrada gratuita. Ele oferece, como o nome já diz, um retiro aos madrilenos ou turistas que por lá passeiam, aproveitando para descansar e desfrutar o ar livre e puro do parque.
No Verão, ele é mais frequentado, porque o calor chega a ser insuportável de seco na capital espanhola. Então, muitas pessoas aproveitam para passear por lá e se refrescarem um pouco, graças ao rio que o atravessa e às sombras que as árvores fazem.
3) Plaza Mayor
Outra dica de coisas para fazer de graça em Madri é conhecer uma das praças mais famosas, juntamente com a Porta do Sol e a Plaza de la Villa: a Plaza Mayor. É um dos maiores símbolos de Madri, a qual foi construída no século 15 e já sobreviveu a 3 incêndios, fatos que fizeram com que a parte dela tenha sido reconstruída.
A maior atração da Plaza Mayor é a estátua de Felipe III, rei da Espanha e Portugal de 1568 a 1621. Essa região é cercada por ótimos restaurantes, mas não esqueça que por ser um dos pontos mais famosos da capital da Espanha os preços costumam ser bem elevados. Caso queira economizar, tome um café ou um drinque, que também são super bem-vindos.
4) Passear pelo Bairro de Salamanca
O Bairro de Salamanca é um dos mais famosos e frequentados da cidade. Ele faz parte da ampliação urbanística que Madri teve na metade do século XIX e desta região destacam-se os edifícios lindos e sua arquitetura.
O bairro surgiu para atender as grandes classes de Madri, burguesia e aristocratas. Hoje em dia, além dessas classes, convivem também empresas e comércio, que no caso se dedica a lojas de luxo.
5) Ver o Pôr do Sol no Templo de Debod
Já imaginou encontrar um templo de origem do antigo Egito no meio de Madri? Pois bem, inclua no seu roteiro o Templo de Debod, um monumento magnífico com mais de 2 mil anos de história. Uma grande curiosidade é que esse tempo foi dado de presente do Egito à Espanha, pelo país ter sido parte da ajuda internacional durante os ataques na região de Nubia, uma ação da Unesco.
O Templo de Debod está localizado na Praça Espanha e além da visita por lá ser gratuita, é um dos locais mais emblemáticos e lindos para assistir a um pôr do sol.
6) Passear pelo Parque Madrid Rio
Com mais de 690 hectares de área, este lugar pertinho do centro é um dos oásis da capital espanhola. Há mais de 30 km de ciclovias, muitas árvores e por consequência muitas sombras, ideal para se refugiar do Sol nos dias mais quentes. Há diversas pontes que atravessam o rio, permitindo você cruzar de uma margem para a outra sempre que quiser.
O lugar é ideal para aproveitar os dias ensolarados, fazer passeios em família e um ótimo local para se exercitar ao ar livre. Além disso, é um dos passeios mais legais para fazer com crianças em Madri, já que o parque conta com 17 áreas de jogos infantis e pistas para andar de skate e/ou bicicleta.
7) Conhecer a Puerta del Sol
A Puerta del Sol é outro grande ponto turístico da capital da Espanha e gratuito! Além de toda beleza, essa praça é considerada o quilômetro zero da Espanha, onde são iniciadas as principais rodovias do país. Por lá você encontrará o El Oso y el Madroño, uma escultura da metade do século XX e um dos pontos turísticos mais famosos de Madri.
A Puerta del Sol também é o principal ponto de comemoração da noite de Réveillon, e é nesse local que milhares de pessoas cumprem o ritual de comer 12 uvas na passagem de ano, para atrair coisas boas no ano que se inicia.
8) Passear pelo Bairro de Las Letras
Localizado bem próximo do Museu do Prado, cerca de 10 minutos de caminhada, está o Barrio de Las Letras, uma das regiões mais charmosas de Madri. O Barrio de Las Letras é cercado por sebos, ruas que homenageiam grandes nomes da literatura, como Cervantes, e estabelecimentos com uma decoração única. É uma ótima coisa a fazer de graça na capital espanhola.
Caso seja um apaixonado por literatura espanhola, saiba que é nessa região que fica a casa de Cervantes e Lope de Veja. Outras atrações da região são a Plaza de Santa Ana, a Librería Miguel Miranda, um sebo fantástico, e a Casa González, um dos lugares mais legais para comer nesse bairro.
9) Conhecer a Catedral de la Almudena
Outra dica de coisas para fazer de graça em Madri é visitar a emblemática Catedral da cidade. A Catedral de la Almudena está localizada ao lado do Palácio Real, sendo essa a principal igreja da arquidiocese de Madri. O monumento é dedicado à virgem de Almudena, compondo uma catedral proposta por Carlos I em 1518. Apesar de ter sido solicitada muito antes, a construção da Catedral de la Almudena só teve início em 1879 e foi finalizada em 1992.
A entrada para conhecer o belo interior da catedral é gratuita, mas saiba que vale a contribuição de 1€. Para os turistas que desejam conhecer os detalhes da catedral e subir ao topo, para ter uma vista incrível de Madri, indicamos a visita ao Museu de la Catedral, que tem custo.
10) Visitar a Estação Atocha
A estação de Atocha é muito famosa, pois é a principal estação e que liga quase todas as cidades, além de ser o principal destino e partida de quem utiliza o trem de alta velocidade (AVE) na Espanha. É uma estação bonita, com um jardim interior muito fotografado. Ela fican a Avenida de Barcelona, a poucos metros do Real Jardim Botânico de Madri.
- E se você pretende utilizar o trem para conhecer outras cidades, não deixe de ver dicas de como funcionam as viagens de trem em Madri.
Tours gratuitos por Madri
Uma dica bem legal de passeio gratuito em Madri, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes. O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um. É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar.
Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Barcelona, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos. A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato.
E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.
Alguns free tours que valem muito a pena:
- Free Tour por Madri
- Free Tour noturno em Madri
- Free Tour pelo Parque El Capricho
- Free Tour dos Fantasmas em Madri
- Free Tour pela Madri dos Bourbons
- Free Tour das mulheres ilustres de Madri
- Free Tour por Chueca e Malasaña
- Free Tour da Inquisição por Madri
- Free Tour de Cervantes e do Século de Ouro
- Free Tour pela Quinta de los Molinos
Muito mais dicas da Espanha no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre 10 coisas para fazer de graça em Madri, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade em Madri e na Europa
Poder usar seu celular em Madri, Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais.
Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 coisas para fazer de graça em Madri quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Madri
Agora que você já viu tudo sobre 10 coisas para fazer de graça em Madri, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Madri é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Madri, com dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente. Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Madri.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Madri e na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Veja outras matérias imperdíveis de Madri:
Onde ficar em Madri: Melhores regiões para se hospedar em Madri na Espanha.
Ingressos mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas e passeios.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.