Santiago de Compostela

Caminhos de Santiago de Compostela

Principais rotas do Caminho de Santiago de Compostela

Veja os principais Caminhos de Santiago e de onde parte cada um deles, com informações sobre sua origem e dicas importantes para quem gostaria de os fazer. Santiago de Compostela é a capital da província da Galícia, ao norte da Espanha e que faz fronteira a sul com Portugal. O Caminho de Santiago é uma peregrinação católica muito famosa e que se realiza desde o século IX. Essa peregrinação era uma das mais famosas da época medieval, sendo apenas superada pela peregrinação a Roma e a Jerusalém. O Caminho de Santiago tem como finalidade venerar o apóstolo Santiago e o resto de seu corpo, que está sepultado na Catedral de Santiago de Compostela. Ao longo do tempo foram criados diversos caminhos, mas abaixo verá a lista dos principais e mais famosos caminhos que levam até Santiago.

Catedral de Santiago de Compostela

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre os Caminhos de Santiago de Compostela.

Informações básicas sobre os Caminhos de Santiago

Com o tempo muitos caminhos novos foram criados e as rotas até Santiago dependem muito da disponibilidade da pessoa e preferência. Antigamente era um percurso que demonstrava a fé da pessoa, mas hoje em dia, os peregrinos não o fazem simplesmente por religião, mas também com outras finalidades, como superação, meta, entre outros. Para quem quer fazer o percurso certo, há algumas ”regras” a serem respeitadas e cumpridas. Por exemplo, o mínimo de distância estabelecido para ganhar o certificado que comprova que você fez o caminho é 100 km a pé ou 200 km de bicicleta. Esse certificado recebe o nome de ”Compostela”. Há também um passaporte exclusivo para o peregrino, onde a pessoa vai carimbando por cada lugar que passa até chegar à Catedral de Santiago.

Caminhos de Santiago - caminho português

Símbolos e Passaporte do Peregrino

Um dos símbolos do Caminho de Santiago e que muitos peregrinos carregam em suas mochilas é a vieira, cuja origem se atribui a povos (antes do cristianismo) que peregrinavam até à Finisterra, onde se acreditava ser o ponto mais ocidental do mundo e por isso o fim do mundo ou ”fim da terra”, como o nome diz. Quanto ao passaporte peregrino, trata-se de um documento oficial que é dado pela Diocese de Santiago ou demais instituições acreditadas pela Catedral de Santiago para os peregrinos que façam o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo e que cujo objetivo do caminho seja o sentido cristão ou busca por ele. Esse passaporte dá direito a que o peregrino tenha hospitalidade cristã nos albergues e a ser certificado para solicitar a ”Compostela” no final do caminho.

Símbolos e Passaporte do Peregrino - vieira

Caminho Francês até Santiago de Compostela

O caminho mais famoso e popular, que conta com mais estrutura, é o Caminho Francês que parte de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França. De lá até Santiago são aproximadamente 800 km, o que seria mais ou menos um percurso para ser feito em 30 dias. Dentro desse mesmo Caminho Francês há um início alternativo, o qual muitos confundem com o original. Tal início é feito em Roncesvalle, na Espanha. O motivo disso é que entre Saint-Jean-Pied-de-Port e Roncesvalle ficam os Pirineus, e como é uma cadeia montanhosa muito grande e que gera um nível elevado de dificuldade, muita gente acaba partindo diretamente de Roncesvalle. Esse caminho é o tradicional e o que você deve interpretar quando as pessoas falam em ”Caminho de Santiago”. Ao longo dele você passa por cidades importantes na Espanha e conta com uma grande oferta hoteleira, sinalizações e locais para comer. A maior parte dos peregrinos fazem esse caminho, embora seja o mais difícil se atravessar os Pirineus.

Caminho Francês até Santiago de Compostela

Caminho do Norte até Santiago de Compostela

O Caminho do Norte, como o nome diz, vai percorrendo todo o norte da Espanha e coincide com o Caminho Francês na cidade de Azúa. É um caminho menos popular e com menos infraestrutura que o caminho original, mas é também bastante comum. O início oficial desse caminho é em Irún, na Espanha, mas há quem comece em Hendaye (na França, ao lado de Irún). O Caminho do Norte percorre uma distância de 850 km até o destino e a média de dias de caminhada está entre 30-40. Se quiser fazer esse trajeto fique atento à época, pois fora de temporada, entre outubro e março, muitos albergues fecham. É um caminho ideal para quem gosta de estar em contato com o mar, pois vai a todo o momento percorrendo a costa norte da Espanha.

Caminho do Norte até Santiago de Compostela

Caminho Português até Santiago de Compostela

O Caminho Português pode começar tanto em Porto (oficial) como em Lisboa (alternativo) e vai até Santiago de Compostela, sendo o segundo percurso mais famoso, depois do caminho francês. É uma rota mais simples, mais plana e excelente para quem não tem tanta preparação física, pois evita subidas e descidas. É também um caminho mais curto, o que permite que os peregrinos façam um caminho completo e em pouco tempo. De Porto até Santiago são aproximadamente 240 km, o que significa uma média de 11 dias de caminhada. Desde Lisboa são 600 km, mais ou menos 25 dias. A estrutura desse caminho é bastante boa e bem sinalizada, com vários albergues e vistas lindas para quem for pela costa portuguesa. Fique atento pois entre Lisboa e Porto os ”albergues espanhóis” não existem, então as pessoas dormem em instituições como Bombeiros Voluntários, Casas Paroquiais e Pousadas da Juventude.

Caminho Português até Santiago de Compostela - peregrino

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os Caminhos de Santiago de Compostela, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os Caminhos de Santiago de Compostela quando estiver lá.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre os Caminhos de Santiago de Compostela, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *