Córdoba

O que fazer em Córdoba na Espanha

Dicas do que ver e fazer em Córdoba

Saiba o que fazer em Córdoba, na Espanha. Córdoba é uma das cidades mais visitadas do país e um local lindo para ver a mistura de culturas. Ela fica localizada na comunidade autônoma de Andaluzia, entre Sevilha e Jaén; sendo a terceira cidade mais povoada da Andaluzia. É um lugar cheio de tradições, história, costumes e lugares lindos! No ano de 711, os árabes e berberes invadiram a Península Ibérica e chegou a ter entre 250.000 e 500.000 habitantes, sendo uma das cidades maiores do mundo durante o século X. Depois de uma época de ”anarquia” na cidade, o monarca Fernando III O Santo toma e devolve a cristandade à cidade. Com essa breve história, já dá para perceber que a parte arquitetônica e cultural da cidade se deve a essas duas civilizações. Confira abaixo o que ver e fazer em Córdoba!

Ruas típicas de Córdoba

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Córdoba.

Mesquita-Catedral de Córdoba

A Mesquita e Catedral de Córdoba é um dos principais pontos turísticos da cidade e da Espanha; além de uma mistura incomum, como já sugere o nome. Começou-se a construir como mesquita em 786, por apropriação dos conquistadores muçulmanos da Basílica hispano-românica de San Vicente Mártir, utilizando os materiais desta e ampliando-a durante o Emirato de Córdoba e o Califato de Córdoba (de culto apenas muçulmano). Foi a segunda maior mesquita do mundo em superfície, ficando apenas por trás da Mesquita de Meca. Mais tarde, em 1238, após a Reconquista Cristã de Córdoba, a Mesquita teve a sua consagração como Catedral e seu primeiro bispo foi Lope de Fitero. Hoje em dia, é de culto católico. O local foi declarado como Bem de Interesse Cultural e Patrimônio Cultural da Humanidade.

Mesquita-Catedral de Córdoba

Alcázar dos Reis Cristãos em Córdoba

O Alcázar dos Reis Cristãos é um edifício militar que foi mandado construir pelo rei Afonso XI de Castilha, em 1328. Esse edifício foi construído por cima do Alcázar andalusí, que também já tinha sido residência do Governador Romano e Aduana. Foi declarado Bem de Interesse Cultural e faz parte do centro histórico de Córdoba, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994. A arquitetura do Alcázar dos Reis Cristãos possui caráter sóbrio no exterior e é recheado de detalhes no interior, possuindo jardins e pátios de influência mudéjar. Hoje em dia, o local é sede de diversos eventos municipais.

Alcázar dos Reis Cristãos em Córdoba

Passeio pela Ponte Romana em Córdoba

Construída no início do século 1 d.C, na época de dominação romana na cidade de Córdoba, a Ponte Romana fica sobre o Rio Guadalquivir e tem um comprimento de 330 metros, aproximadamente. É composto por 16 arcos, apesar de originalmente ter tido 17. Ele é bastante importante porque foi uma das formas principais de se entrar à cidade de Córdoba pela parte sul da Península Ibérica e também por ser o único ponto para atravessar o rio sem necessidade de qualquer tipo de embarcação. No extremo sul da ponte fica a Torre de la Calahorra, uma torre de defesa. Já no extremo norte fica a Puerta del Puente, também chamada como ”Arco del Triunfo”, embora nunca tenha sido um Arco do Triunfo e sim uma das portas da antiga muralha da cidade.

Curiosidade: Em 2014 serviu de cenário para a quinta temporada do filme Game of Thrones.

Passeio pela Ponte Romana em Córdoba

Ruas de Córdoba (Calleja de las Flores)

Andando por Córdoba é fácil encontrar ruas cheias de charme e decoradas com flores de muitas cores, que contrastam com as paredes brancas do centro histórico. Uma das principais e que já virou um famoso ponto turístico em Córdoba é a Calleja de las Flores. Ela fica localizada em uma transversal da Calle de Velázquez Bosco e é super estreita (como se vê na foto abaixo). Ela desemboca em uma das praças de Córdoba. O pavimento da Calleja de las Flores é em granito e começo a ser decorada em meados dos anos 50. Além de ser um lugar lindo, é um dos cartões postais de Córdoba.

Calleja de las Flores em Córdoba

Praças de Córdoba (Plaza de la Corredera)

Há diversas praças lindas na cidade de Córdoba, mas vale destacar uma em especial: a Plaza de la Corredera. É um dos lugares mais emblemáticos da cidade, sendo portanto, um dos principais pontos turísticos de Córdoba. Essa praça é a única praça em formato quadrangular de toda a Andaluzia, lembrando um pouco a Plaza Mayor em Madri. Fica situada no centro da cidade e a entrada e saída dela se faz pelos chamados Arco Alto e Arco Bajo. Na praça ficam alguns edifícios importantes: Mercado de Sánchez Peña e Casas de Doña Ana Jacinto.

Plaza de la Corredera em Córdoba

Museus em Córdoba

Entre os pontos turísticos em Córdoba também se destacam os museus. Dos mais importantes se destacam o Museu Taurino, o Museu Julio Romero de Torres, Museu de Belas Artes, Casa Andalusí, Casa de Sefard e o Museu Arqueológico e Etnológico de Córdoba. Este último vale muito a pena visitar, pois fica inserido no antigo Palácio dos Páez de Castillejo. Seu acervo engloba peças que vão da Pré-história até à Idade Média. No sótão ficam restos arqueológicos do Teatro Romano de Colonia Patricia Corduba, sendo portanto, um lugar super interessantes para visitar.

Museu Arqueológico e Etnológico de Cordoba

Gastronomia em Córdoba

O prato típico de Córdoba é o Salmorejo, uma espécie de sopa fria muito comum na região da Andaluzia. A receita inclui tomate, azeite virgem extra, alho, sal e pão. Tudo batido e por cima se decora com ovo picado e alguns pedaços de presunto, o famoso jamón ibérico. O prato tem tanta fama que tem até um dia em sua homenagem, 24 de Abril – dia do Salmorejo Cordobés. Por ser um prato frio, a melhor época para experimentá-lo (e o mais habitual) é nos meses mais quentes. É servido como uma entrada.

Gastronomia em Córdoba - Salmorejo

O que fazer à noite em Córdoba

Córdoba é um lugar fantástico para todas as idades e perfil de viajante. Assim como reserva lugares históricos e de diferentes épocas e civilizações, a noite de Córdoba oferece muita badalação e ambientes para todos os públicos. Ao ser uma cidade universitária, os jovens são os grandes protagonistas da noite cordobesa. Em Córdoba poderá escolher entre tapas, drinques e baladas. A área de maior muvuca é o centro da cidade, nos arredores da Calle Alfaros e Plaza de la Corredera. É lá onde fica a maioria de bares e restaurantes. Para lugares mais chiques e onde abrem os novos bares e baladas, a dica é ir para Víal Norte, a avenida mais moderna da cidade. Se a vontade é passar a noite toda dançando e curtindo as melhores baladas da cidade, então o destino é o Polígono de Chinales, onde poderá encontrar lugares como Maná e Silos. Por lá o público é mais voltado para universitários.

Víal Norte em Córdoba

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Barcelona, Madri e toda a Espanha é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Barcelona, Madri, Valência e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo comprando, nas filas e a economizar dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Córdoba, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Córdoba quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Ibiza e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Córdoba, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags: