Granada

O que fazer no verão em Granada

Veja o que fazer no verão em Granada e confira passeios, pontos turísticos e atividades para fazer na cidade durante a estação mais quente do ano. Granada é uma das cidades mais visitadas da Espanha e um dos destinos da Andaluzia mais comuns e procurados pelos brasileiros.

Centro de Granada

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer no verão em Granada.

Veja o gráfico do clima de Granada:

Gráfico do clima em Granada

Como é o verão em Granada?

O verão marca a alta temporada em Granada, principalmente pelo fato de ser o período de férias mais aguardado dos europeus. Por outro lado, a alta temporada corresponde também a temperaturas elevadas, preços altos e muita movimentação de turistas.

A temperatura média durante os meses de primavera e verão ronda os 25ºC, mas em julho e agosto (verão) podem superar os 40ºC! Já durante a noite, é possível que o termômetro desça até os 15ºC, então não se esqueça também do casaquinho.

Sierra Nevada à noite

  • Leve na mala: roupas fresquinhas (shorts, vestidos, tecidos leves e que deixem respirar, chinelos, tênis frescos). Leve também um casaquinho para a noite, lembre que às vezes o vento torna as temperaturas mais frescas.
  • Mas vale a pena viajar no verão para Granada? Vale! A cidade não para o ano inteiro e qualquer época é boa para visitar a cidade.

O que fazer no verão em Granada?

No verão a cidade é igualmente incrível para visitar os mesmos pontos turísticos que visitaria no inverno, tirando o fato de provavelmente não haver neve para esquiar na Sierra Nevada! A verdade é que os pontos turísticos de Granada se adaptam a qualquer estação do ano.

1. Visitar La Alhambra

A Alhambra de Granada é o cartão postal e talvez o principal ponto turístico da cidade, que deve ser visitado quando estiver na cidade, seja inverno ou verão. É um passeio que pode ser feito em qualquer estação, mas que no verão faz mais sentido, já que muitos pátios do palácio são ao ar livre. A Alhambra é uma fortaleza que foi deixada pelos árabes e que se transformou em Patrimônio da Humanidade e principal legado dos mouros.

Alhambra em Granada

2. Generalife em Granada

Os jardins da Alhambra são chamados de Generalife e como são totalmente a céu aberto, é super indicado fazer esse passeio durante o verão em Granada. Seu nome significa ”Jardim do Intendente”, ou também ”Jardim do Arquiteto”. O intuito da Generalife era ser um lugar de divertimento e distração da vida oficial do palácio que os reis da dinastia nasrida tinham. Foi construída na metade do século XIII e, apesar de sua proximidade à Alhambra, se considerava que estava fora da cidade.

Generalife em Granada

3. Monumentos pelo centro de Granada

Outra dica de o que fazer no verão em Granada é visitar a Catedral de Granada, que é o símbolo do Renascentismo Espanhol. É na verdade, um monumento e ponto turístico para ser visitado em qualquer época do ano, mas que durante o verão se torna mais agradável porque você pode passear por todo o centro e ao redor da Catedral.

  • Dentro dela fica a Capela Real, que além de linda, é um local muito importante, pois é lá que estão os túmulos dos Reis Católicos da Espanha. A capela foi construída entre 1505 e 1517 em estilo gótico, e foi originalmente, dedicada a São João Batista e São João Evangelista.

Há também um museu, construído em 1913 e dedicado aos reis, com pinturas, quadros a um exemplar de Sandro Botticelli. Aproveite para visitar também a Basílica San Juan de Dios e seu hospital.

Catedral de Granada no verão

4. Passeio pelo Bairro de Albaicín

A cultura árabe está muito presente tanto na arquitetura quanto na cultura de Granada. No Bairro de Albaicín (ao redor da Alhambra) ficam muitos lugares típicos da cultura islâmica que vale a pena admirar. O verão é a época ideal para passear por lá, já que as ruas estreitas se tornam mais frescas e protegem os turistas do calor intenso.

Aproveite para frequentar as famosas teterias (casas de chá, em espanhol) típicas árabes. Os árabes costumam dizer que o chá se toma tanto no verão – para regular a nossa temperatura interior – quanto no inverno; então aproveite a sabedoria deles e prove essa iguaria.

  • Uma das teterias mais famosas na cidade é  a Teteria La Oriental, que fica localizada pertinho da Alhambra, na Cuesta de Marañas, 3. A decoração é linda, cheia de detalhes árabes, e há muitos chás e outras bebidas para experimentar.

Teteria La Oriental em Granada

5. Compras em Granada – Alcaicería

Sendo uma cidade cheia de cultura e tradições árabes, se há algo que você deve visitar é a Alcaicería, um antigo mercado de seda árabe. Fica próximo à Catedral de Granada e é um ótimo lugar para fazer compras de artesanato e até lembrancinhas da cidade.

Só o passeio pelo lugar já vale a visita; são várias cores, tapetes, artesanatos, louças, bolsas, acessórios e sapatos de estilo árabe. É uma verdadeira imersão à cultura árabe.

Alcaicería

6. Bairro de Sacromonte

Outro passeio para fazer no verão em Granada é conhecer a região de Sacromonte, um local bem típico de Granada e no qual você vai poder se aprofundar na cultura da cidade. É lá que ficam as famosas cuevas de Sacromonte, que são várias grutas onde até hoje habitam os ciganos de Granada.

Essas grutas são as moradias dos ciganos e é muito interessante ver os formatos dessas ”casas”, todas distintas entre si e com estilos bem peculiares, devido ao formato da rocha. É uma experiência fantástica e totalmente diferente. Se conseguir, visite o Museu das Cuevas de Sacromonte, para ver como são as grutas por dentro e assista a um show de flamenco dentro de uma delas. Veja mais detalhes na matéria sobre o Bairro de Sacromonte em Granada.

Museu das Cuevas de Sacromonte

7. Mirador de San Nicolás

Dentro do bairro Albaicín fica o principal mirante de Granada e do bairro, o Mirador de San Nicolás. É um lugar muito bonito e que pode ser frequentado tanto de manhã quanto à noite. Aliás, o conselho é observar a cidade de lá do alto nos dois momentos do dia, já que a vista é a mesma, mas as luzes e ambiente são totalmente diferentes. Do alto, o que sobressai é a incrível Alhambra. É ideal no verão, que os dias são mais longos e o por do sol é incrível.

Mirador de San Nicolás

8. Praias da costa de Granada

Por último, outra dica de o que fazer no verão em Granada é alugar um carro e fazer uma escapada até à costa mediterrânea da província de Granada, onde ficam praias lindas e cidades cheias de encanto. O litoral fica a 40 km, uma distância super razoável para se fazer e você pode até ficar alguns dias hospedado na costa, caso não queria fazer bate e volta.

Aproveite nossa matéria que explica como alugar um carro em Granada e economize bastante na viagem. Uma das cidades e praias mais famosas na costa mediterrânea e que faz parte da província de Granada é Motril, uma cidade muito bonita e com uma paisagem de tirar o fôlego onde se vê o mar e a montanha. Entre as principais praias de Motril, destacam-se: Calahonda, Playa Granada e Carcchuna. Costumam ter bandeira azul e são as mais procuradas pelos turistas que vão para essa região.

Praia Calahonda na província de Granada

Eventos e festas em Granada no verão

Junho – Feira de Corpus Christi: Esta é uma das maiores festas de Granada, comemorada com muitas missas e procissões. Por acontecer no verão, esta é uma data onde barracas são montadas no centro histórico da cidade, com muita música e gastronomia. Devido ao calor intenso do verão europeu, a maioria das pessoas opta por visitar o local à noite.

Feira de Corpus Christi em Granada

Agosto – dia 15: O dia 15 de agosto marca a Virgem de Assunção. Há celebrações, procissões e doação de flores à Virgem nas principais capelas e ambientes religiosos católicos da cidade.

Setembro – dos dias 15 ao 24: A Festa de Nossa Senhora das Angústias é uma das mais famosas da cidade, principalmente por ser a padroeira de Granada. Na festividade, as pessoas oferecem flores à Virgem com uma profissão pelo mercado tradicional, onde frutas e biscoitos de azeite são vendidos.

Setembro – dia 23: A festividade de San Miguel começa no dia 23 de setembro, mas costuma durar até o dia 30. Estes são dias de muita festa, onde todo fim de semana acontecem espetáculos e apresentações de música e dança, bem como competições de futebol e até fogos de artifício.

Muito mais dicas da Espanha no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem à Espanha

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no verão em Granada, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais.

Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no verão em Granada quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Espanha

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no verão em Granada, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.

  • Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas, fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags: