Tenerife

O que fazer em Tenerife

Saiba o que fazer em Tenerife e planeje uma viagem a essa ilha de forma a conseguir visitar o maior número de pontos de interesse possível! Tenerife é uma das ilhas que fica no conjunto das Ilhas Canárias, ao sul da Espanha e perto do continente africano. É uma das ilhas mais visitadas dessa região e conta com lugares únicos, desde praias, centros históricos charmosos, museus e claro, o vulcão El Teide, que é um dos lugares mais procurados por quem viaja a Tenerife. Abaixo damos dicas do que fazer em Tenerife e detalhes de cada local de interesse. Confira!

Tenerife nas Ilhas Canárias

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Tenerife.

Subir ao vulcão El Teide

Como dito anteriormente, o El Teide é o local mais turístico da ilha. Ele tem mais de 3.700 metros de altura (sendo o pico mais alto da Espanha) e fica no centro da ilha. Para chegar até ele é possível ir até ao início da montanha de carro e depois de teleférico ou a pé, embora para chegar até à pontinha seja necessário uma autorização. O Parque Nacional del Teide foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 2007, pela UNESCO, sob a categoria de Bem Natural; além de outras nomeações por importantes órgãos europeus. Afinal, motivos não faltam. É a mais completa amostra de vegetação de solo supra-mediterrâneo que existe; tem um vulcão incrível e uma fauna típica, com uma grande variedade de espécies de répteis, lagartos e até morcegos.

Vulcão El Teide em Tenerife

Passeio pelas Montanhas de Anaga

Outro local imperdível em Tenerife é o Parque Rural de Anaga, um conjunto de montanhas incrível e cheio de vegetação que foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. É um lugar para caminhar bastante, com várias paisagens de tirar o fôlego. A mais famosa dessas paisagens é o Bosque Encantado, que fica na reserva do El Pijaral. Para visita-lo é necessário pegar uma autorização (com bastante antecedência), e vale muito a pena!

Passeio pelas Montanhas de Anaga

Los Gigantes

As falésias ”Los Gigantes” são outro ponto de interesse que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Tenerife. Ficam localizados no noroeste da ilha e são um dos locais mais bonitos – e que garantem uma vista ainda mais bonita! As falésias têm mais de 600 metros de altura (daí o nome gigantes) e nelas há um imponente habitat natural para fauna, como aves e espécies marinhas. Para visitar Los Gigantes é possível contratar um guia e fazer uma excursão ou também por baixo, através de um passeio de caiaque.

Los Gigantes em Tenerife

Museus em Tenerife

Outra coisa muito legal a fazer em Tenerife é dar uma olhada nos museus em Tenerife. Através deles é possível descobrir a história da ilha, das cidades, dos centros antigos e edifícios e monumentos. Há diversos museus interessantes em Tenerife, desde os de arte e cultura até os de geografia e mais etnológicos. Os principais são: Museu da Natureza e do Homem; Museu Militar de Canárias; Observatório del Teide; Museu da História e Antropologia de Tenerife; Casa del Vino; Museu da Ciência e Cosmos, entre muitos outros museus e galerias que há espalhados pela ilha.

Museus em Tenerife: Museu da Natureza e do Homem

Praias de Tenerife

Tenerife é um dos destinos mais procurados no verão e por ser uma ilha não poderíamos deixar de mencionar as fabulosas praias que Tenerife possui. Durante toda a costa, encontram-se praias de todos os tipos, com características muito distintas e perfeitas para todos os seus visitantes. Desde as mais turísticas, com serviços e muita gente, até às mais reservadas, escondidas e virgens. Outro diferencial é a cor da areia, pois muitas delas têm areal vulcânico, o que faz com que seja uma areia mais escura. Algumas das praias mais legais para você conhecer em Tenerife são: Las Teresitas, El Duque, La Tejita, El Bollullo, Masca, Los Gigantes, Las Vistas e Playa Jardín.

Praias de Tenerife - Playa Jardin

Punta de Teno em Tenerife

A Punta de Teno é o ponto mais ocidental de Tenerife e de lá você poderá desfrutar de uma vista muito privilegiada do oceano. A chegada até à Punta de Teno também é muito legal, embora conte com muitas curvas. Só veja com certa antecedência como está o estado da estrada, pois muitas vezes ela é fechada ao trânsito ou a veículos particulares. No entanto, há ônibus, então confira o que é melhor para você durante a viagem.

Punta de Teno em Tenerife

Visitar La Laguna

A antiga capital de Tenerife (hoje em dia é Santa Cruz de Tenerife) era San Cristóbal de La Laguna, mais conhecido por apenas La Laguna. Visitar seu centro histórico é uma viagem ao passado e uma imersão à cultura da ilha. As casas e edifícios ainda se conservam como no século XV, quando era também capital das Ilhas Canárias (foi até 1833). O centro histórico de La Laguna foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999.

Visitar La Laguna em Tenerife

Experimentar a culinária local

Apesar de ser uma cidade espanhola, a variedade da culinária nas Ilhas Canárias é muito nítida. Afinal, são ilhas de clima subtropical, enquanto a Espanha é um clima onde predomina o clima mediterrâneo. Além de muita fruta (especialmente bananas!) há vários alimentos e pratos típicos que você deve experimentar enquanto está na ilha: patatas arrugadas, mojo picón (um molho picante), potaje canario, conejo al salmorejo, ropa vieja, entre outros. Aproveite para visitar os famosos guachinches, como são chamadas as tabernas típicas de Tenerife.

Experimentar a culinária local - patatas arrugadas com mojo picón

Passear por Santa Cruz de Tenerife

Santa Cruz é a capital de Tenerife, como já mencionamos antes, então um passeio por ela não poderia faltar à lista de o que fazer em Tenerife. Ao contrário de outras cidades da ilha, Santa Cruz é uma viagem ao futuro! Isso é possível observar na arquitetura modernista da cidade, em edifícios como o Centro Internacional de Ferias y Congresos; o Auditorio Adán Martín de Tenerife, entre outros. Essas construções se devem ao famoso arquiteto Santiago Calatrava, um valenciano de muita fama e destaque. É o mesmo arquiteto de projetos que fez em sua cidade, como a Cidade de Artes y Ciências de Valência.

Auditório em Santa Cruz de Tenerife

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Barcelona, Madri e toda a Espanha é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Barcelona, Madri, Valência e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo comprando, nas filas e a economizar dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Tenerife, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Tenerife quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Ibiza e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Tenerife, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags: