Conheça os meses de alta e baixa temporada em Lanzarote. Veja todas as dicas sobre o assunto, para planejar melhor a sua viagem. Ao decidir o destino da sua viagem, uma das dúvidas mais frequentes que surgem é com relação a data.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.
Como é o clima em Lanzarote?
A ilha de Lanzarote conta com um clima agradável durante todo o ano, o que ajuda a torná-la um dos destinos turísticos mais visitados em toda a Europa. Os ventos do nordeste mantêm as temperaturas mais moderadas do que você esperaria de uma ilha na mesma latitude do Saara, no entanto, a ilha de Lanzarote ainda é a mais quente das Canárias.
- Veja abaixo a localização de Lanzarote no mapa:
Alta temporada em Lanzarote
Sem dúvidas, a alta temporada em Lanzarote acontece desde o inverno até ao verão, graças ao clima fantástico da ilha no ano inteiro. Os meses de mais afluência são: janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto, setembro e dezembro.
Essas estações, é quando a ilha fica mais cheia, o que tende a ser refletido nos preços – que aumentam bastante.
-
Verão em Lanzarote
O verão, que começa no dia 21 de junho e vai até o dia 20 de setembro, é sem dúvida a estação com mais turismo e onde as temperaturas chegam a rondar os 30ºC. As chuvas são quase nulas durante essa estação, o que faz com que seja muito agradável visitar a ilha nessa estação.
-
Inverno em Lanzarote
O inverno é um pouco mais fresco que as outras estações já citadas, mas, mesmo assim, o clima é absolutamente paradisíaco e permite tranquilamente idas à praia mesmo nos dias mais frios. Nessa época, as temperaturas ficam na média dos 18ºC.
Dezembro é o mês mais chuvoso, mas conta com 7horas de sol, e tem as temperaturas mais quentes do inverno: com máximas que chegam aos 21 graus. Já em janeiro, as noites ficam mais frias e há uns 2-3 dias de chuva no mês. Fevereiro é uma ótima época para voltar a viajar para Lanzarote, principalmente a meados do mês, quando as temperaturas já se assemelham às da primavera. Em março, as máximas já chegam aos 24 graus.
- Leve na mala para o verão: as roupas devem ser leves, pois fará muito calor! Aposte em muita roupa de banho e vestidos ou conjuntinhos frescos por cima. Não se esqueça de que o protetor é essencial para esses dias calorosos de verão. E claro, mantenha-se muito hidratado! É muito sol. Não deixe de levar um casaquinho de malha ou uma calça mais soltinha, pois à noite, perto do mar (umidade), pode ficar mais fresco.
- Leve na mala para o inverno: no geral, aposte em roupas confortáveis (calças, shorts), calçados confortáveis para praia e para montanha; camisetas e blusas de frio, roupa de banho e protetor solar!
O que fazer em Lanzarote?
1. Aproveitar as praias de Lanzarote!
Praia do Papagayo
Certamente uma das praias mais conhecidas de todas as ilhas, a Playa de Papagayo na verdade compreende uma série de praias separadas por rochas vulcânicas. A principal praia de Papagayo é a última antes de Punta del Papagayo, e também a única com um lugar para comer – um bar-restaurante ao estilo chiringuito fica acima da enseada.
A areia é fina e dourada, com uma linda água clara que contribui para um ótimo snorkeling.
Praia Chica
Como sugerido pelo nome (chica em espanhol significa pequena), com apenas 100 metros de comprimento, Playa Chica é uma das praias menores, mas também uma das mais bonitas e populares de Puerto del Carmen. Protegida por saliências de lava, a água é particularmente calma, tornando-a muito popular entre os mergulhadores que exploram os deslumbrantes leitos do mar ao largo da costa.
- É também um ótimo lugar para ver a vida marinha, incluindo o enorme peixe garoupa chamado Felix.
Praia de Famara
A longa e dramática Playa de Famara está localizada na costa noroeste da ilha, longe dos resorts e envolta por falésias espetaculares. A baía arrebatadora combina areia fina e rochas vulcânicas, e sua posição significa que é mais propensa ao vento do que a maioria. Isso significa algumas ondas impressionantes que atraem inevitavelmente a multidão de surfistas.
Praia Flamingo
Uma das duas principais praias do resort Playa Blanca, a Playa Flamingo tem areia fina e águas claras. Abrigado por dois quebra-mares artificiais, o mar é muito calmo, tornando-o ideal para crianças menores, enquanto as palmeiras proporcionam alguma sombra. Existem também vários bares e restaurantes para fugir do sol no passeio marítimo.
Praia de las Conchas
Esta é provavelmente a praia mais remota e intocada, mas chegar à Playa de las Conchas não é fácil. Está localizada no lado oposto de La Graciosa, uma ilhota ao largo da costa norte de Lanzarote, ou seja, uma balsa da ilha principal e depois uma caminhada de 45 minutos é necessária. Mas a beleza virgem da praia é impressionante, com areia fina e dourada e mar azul-turquesa.
2. Conhecer o Parque Nacional de Timanfaya
Este parque natural é o local mais visitado de Lanzarote, pois conta com um terreno vulcânico magnífico. Para os visitantes, existem duas opções: explorar de ônibus – percorrer estradas estreitas e montanhas escarpadas, com vistas excepcionais das janelas ao longo do caminho – ou caminhar a pé. De qualquer modo, você certamente irá se apaixonar pelo local.
3. Visitar a Casa do escritor José Saramago
O escritor português José Saramago, que recebeu Prémio Nobel da Literatura, viveu durante muito tempo na ilha de Lanzarote, onde também faleceu. Visitar a casa é um passeio ideal para fazer em qualquer época do ano. Mas se for no inverno e apanhar algum dia de chuva, este passeio é ainda mais indicado, por ser um local fechado.
4. Cueva de los Verdes
A Cueva de los Verdes foi criada graças à erupção do Vulcan de la Corona, sendo um ponto turístico em Lanzarote imperdível! A gruta tem visita guiada e pode ser feita em qualquer época do ano.
5. Jardim dos Cactos e César Manrique
César Manrique é um dos arquitetos, pintores e ativistas de sustentabilidade mais aclamados de Lanzarote e em cuja ilha deixou muitas obras incríveis e que são, sem dúvida, um dos motivos da ilha receber tantos turistas.
Um de seus projetos é esse jardim dos cactos, um espaço incrível e que conta com mais de 450 espécies de cactos e suculentas. Outros lugares imperdíveis que ele criou são: Jámeos de Água, Mirante do Rio, Museu Internacional de Arte Contemporânea, entre outros.
Lanzarote é uma ilha fantástica para ir tanto no inverno quanto no verão, mas ao mesmo tempo pode ser dar algumas dores de cabeça quando não se faz um bom planejamento de viagem. Ao ser uma ilha com tão bom clima, não deixa de ser um atrativo para passar as férias de inverno e claro, as de verão.
Como é a época mais turística e procurada, os preços sobem absurdamente, as baladas enchem, os hotéis ficam sem quartos disponíveis e alugar carro ou moto pode ser complicado. Se você prefere ter tudo pronto para a sua viagem ser tranquila nesses quesitos, então reserve tudo com antecedência e faça um bom planejamento da viagem.
1. Hospedagem em Lanzarote:
Onde ficar em Lanzarote: Arrecife
Capital de Lanzarote desde 1852, Arrecife é uma cidade movimentada perto do aeroporto, com uma população de cerca de 45.000 habitantes. Embora não seja uma das cidades mais atraentes da ilha, Arrecife ainda tem muito a oferecer e abriga uma boa seleção de hotéis e uma área natural do porto, oferecendo uma variedade de trilhas e passeios de barco populares.
Se quiser ver melhor onde é essa região e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui que abrirá um mapa que montamos mostrando todos os hotéis dentro dessa região que é excelente. Já colocamos como filtro para só mostrar hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Ai é só colocar a data da viagem para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.
2. Dica para comprar ingressos das atrações e passeios
Uma dica para economizar com os passeios de Barcelona, Madri e toda a Espanha é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos.
Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Barcelona, Madri, Valência e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração.
É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos, muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar bastante, tanto tempo quanto dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.
Baixa temporada em Lanzarote
A baixa temporada é difícil de demarcar, visto que é uma ilha que recebe turistas o ano inteiro. Mas, se for para ‘apostar’ em algum período, principalmente quanto a preços e menos turismo, diríamos que a baixa temporada acontece nos meses de: março, abril, maio, outubro e novembro. Sendo março e novembro os mais chuvosos.
Primavera: Lanzarote é outra ilha, assim como Fuerteventura, que é conhecida por seu “eterno clima de primavera”, então é claro que a primavera geralmente é ensolarada, com temperaturas agradáveis. As temperaturas já começam a subir, ficando entre os 23ºC e 26ºC. Além disso, nessa época as chuvas são menos frequentes, embora março seja o mês mais chuvoso da estação.
Outono: é uma estação como a primavera, caracterizado por temperaturas mais amenas e poucas chuvas nos primeiros meses. O outono vai do dia 21 de setembro a 20 de dezembro, sendo o mês mais chuvoso novembro. Em relação às temperaturas, as médias-altas desse período ficam entre os 29ºC e 22ºC.
Conhecendo mais sobre as Ilhas Canárias
As ilhas se formaram por erupções de vulcões, há milhões de anos. O ponto mais alto é justamente de um vulcão, o Teide, que fica na Ilha de Tenerife, a 3.718 metros do nível do mar, sendo o ponto mais alto da Espanha e de todas as demais ilhas do Oceano Atlântico.
O clima das ilhas é subtropical, com temperaturas boas o ano inteiro, o que faz com que sua atividade econômica principal seja o turismo, por conta das belas paisagens, praias e clima.
Dias Comemorativos em Lanzarote
Outra dica que pode ajudar muito na hora de decidir quando viajar para Lanzarote é saber sobre os feriados. Pode ser que você tenha vontade de participar de alguma festividade, ou deseje fugir das aglomerações e preços mais altos que eles costumam ocasionar. Então, confira nossa lista completa com os feriados nacionais e regionais:
- Carnaval de Lanzarote: O Carnaval em Lanzarote é muito celebrado e uma das festas mais esperadas das Ilhas Canárias (além do Carnaval de Tenerife). É celebrado entre fevereiro e março (a depender da Páscoa) e as festas maiores e mais importantes acontecem em Arrecife. Há máscaras, festas ao ar livre e vários concursos: Rainha de Carnaval, Paródias, Drag Queen, entre outros.
-
- Fiesta de la Virgen del Carmen
A festa da Virgem do Carmo celebra-se no dia 16 de julho em diversas cidades da ilha, principalmente na parte costeira, já que é a virgem protetora dos marinheiros. Nesse dia, os pescadores e marinheiros enfeitam a virgem e a levam num barco a navegar.
- Fiestas de San Ginés
As festas patronais de San Ginés são umas das festas mais tradicionais de Lanzarote e foram declaradas em 1965 como Interesse Turístico. Celebram-se na segunda semana de agosto na região de Arrecife, capital de Lanzarote. Durante 13 dias organizam-se desfiles, shows, degustações e outras comemorações. Dia 25 de agosto é o dia mais comemorado. À noite, fazem-se fogueiras e há fogos de artifício.
- Fiesta de la Virgen de los Dolores:
A cada 15 de setembro, celebra-se a festa em homenagem à Virgen de los Dolores o de los Volcanes (Virgem das Dores ou dos vulcões) que é a padroeira da Ilha de Lanzarote. A tradição é que os moradores da ilha se vistam com roupas típicas e façam um passeio pelas ruas segurando a virgem até à ermita. A história conta que essa ermita sobreviveu à erupção vulcânica que arrasou com várias povoação.
Como achar passagens MUITO baratas para Espanha
Seguindo algumas dicas importantes, você vai conseguir achar passagens aéreas bem mais baratas para Espanha e economizar muito, já que a passagem é o item mais caro da viagem. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Espanha. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis.
Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.
A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Em Espanha, os meses de julho, dezembro e janeiro são os mais caros. Outra dica legal é conferir o preço da passagem para outra cidade próxima, como Portugal. Você pode encontrar voos muito mais baratos e aí, de lá, é só comprar um voo interno que é muito mais barato ou até ir de carro para Espanha.
Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.
Muito mais dicas da Espanha no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Lanzarote, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa
Poder usar seu celular na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais.
Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Lanzarote quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha
Agora que você já viu tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Lanzarote, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Dicas dos ingressos das atrações da Espanha
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:
O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.