Veja a seguir o que fazer em Barcelona em Maio, um dos destinos da Espanha mais turísticos e uma cidade que recebe muitos brasileiros. Nesse mês, o clima é bom, há muitas atividades ao ar livre, você pode visitar todos os principais atrativos da cidade e não precisa se preocupar tanto com preços e filas porque ainda não é uma época tão forte de turismo, o que garante uma economia maior do que em outros meses.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Barcelona e na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Barcelona em Maio.
Fira de Sant Ponç em Barcelona em Maio
No dia 11 de maio se realiza a Fira de Sant Ponç, uma feira que celebra o dia do padroeiro dos herboristas e apicultores na província catalã. A festa é realizada na Carrer d’Hospital no bairro El Raval. Durante a festa, montam várias barraquinhas com especiarias, plantas medicinais, frutas, geleias e mais alimentos artesanais.
Festival Ciutat Flamenco em Barcelona
Todos os anos se realiza o festival Ciutat Flamenco, conhecido também por seu nome anterior ”Festival de Flamenco de Ciutat Vella”, cujo nome é auto explicativo, já que dá para saber que é um festival dedicado à musica flamenca e que acontece no bairro Ciutat Vella! É um evento muito legal e uma das melhores oportunidades de ver shows de flamenco em Barcelona.
Primavera Sound em Barcelona
O festival Primavera Sound acontece entre maio e junho na cidade de Barcelona desde 2001 e é um festival de estilo urbano que apresenta várias bandas musicais de caráter nacional e internacional para que todos possam aproveitar ao máximo os estilos musicais e o próprio festival.
Bate e volta a Monsterrat em Maio
Montserrat é uma cidade na montanha, perto de Barcelona e que é famosa por sua espiritualidade, já que lá fica o Mosteiro de Montserrat. Mas é um lugar muito bacana para conhecer seja você religioso ou não. Há vários passeios, trilhas e uma boa desculpa para ficar em contato com a natureza e sair um pouco da cidade.
Fazer um bate e volta a Montserrat desde Barcelona é uma das formas mais fáceis e práticas e maio é um mês ideal para fazer essa visita, porque é temporada baixa e os preços ficam mais baixos, além de que há menos turistas. Nos meses de alta temporada, principalmente no verão, pode ser bem sufocante fazer o trajeto e visitar os lugares turísticos da cidade devido à enorme quantidade de turistas, por isso, aproveite o mês de Maio para fazer esse passeio.
Visitar as trações de Gaudí em Barcelona em Maio
Outra dica do que fazer em Barcelona em Maio é fazer o roteiro Gaudí. São diversas as obras espalhadas do arquiteto Antoni Gaudí pela cidade, e claro, você não deve perder nenhuma delas, pois são os principais pontos turísticos da cidade. Então, listaremos abaixo detalhes das maiores atrações que fazem parte desse roteiro:
Sagrada Família de Barcelona
A principal obra e o ponto turístico mais famoso e incrível da cidade é o Templo Expiatório da Sagrada Família de Barcelona, uma igreja com uma grandeza incomparável e que ainda não está acabada, devido à morte do arquiteto, mas também pela enorme quantidade de detalhes e pelo tamanho que foi projetada. Para você ter uma ideia, a previsão da Sagrada Família ser finalizada é de 2026.
Casa Batlló
Depois da Sagrada Família, as edificações mais famosas arquitetadas por Gaudí são a La Pedrera ou Casa Milà e Casa Batlló, que ficam no Passeig de Gràcia, bem no centro de Barcelona e que podem ser visitadas juntas. A Casa Batlló é um projeto solicitado por Josep Batlló i Casanovas, nome que era muito reconhecido no setor têxtil. A ideia inicial era demolir o edifício, mas Gaudí convenceu o dono de fazer uma reforma.
La Pedrera ou Casa Milà
As histórias da Casa Batlló e da Casa Milà se cruzam muito além da proximidade entre essas duas atrações, pois quando a Casa Batlló estava praticamente pronta, Josep Batlló i Casanovas recebeu a visita de seu sócio, Milà, para uma visita. O então sócio, Milà, tinha a intenção de construir um edifício bem diferente, e foi por lá que se encontrou com Gaudí. O artista também realizou o projeto da Casa Milà, em uma obra que durou de 1906 a 1912. É possível realizar uma visita guiada por lá, a qual custa cerca de 25€ e também deve ser comprado com antecedência.
Parc Güell
O último ponto do roteiro Gaudí é o Parc Güell, o principal parque da cidade e um lugar muito bonito. A construção desse parque começa em 1900, com um tempo de obra de 14 anos. Para você ter uma ideia, Gaudí até morou com a sua família lá, de 1906 até 1926. Atualmente, a casa onde Gaudí viveu guarda trabalhos originais dele e foi transformada, em 1963, em Casa Museu Gaudí.
Museu Picasso de Barcelona
O Museu Picasso de Barcelona é o principal museu da cidade, dedicado à obra do pintor espanhol Pablo Picasso. Foi fundado em 1963 e possui mais de 4200 obras que compõem a coleção permanente. O museu foi idealizado no antigo palácio Berenguer d’Aguilar, um belo prédio de arquitetura gótica, por vontade própria de Pablo Picasso. Inicialmente. o museu possuía obras do amigo de Picasso, Jaume Sabartés.
Cinco anos após a abertura do museu, Sabartés morreu e Picasso começou a doar suas obras para a entidade. As obras que estão expostas no Museu Picasso de Barcelona remetem principalmente às fases iniciais do artista. A entrada para o Museu Picasso custa cerca de 12€ e as visitas acontecem de terça-feira a domingo, das 11h às 21h. Separe alguns dias para conhecer os museus em Barcelona, pois realmente valem a pena.
Passear pelo Bairro Gótico em Barcelona em Maio
Não deixe de se programar no mês de Maio para visitar o bairro mais antigo de Barcelona, o Bairro Gótico. O bairro é uma das regiões mais conhecidas da cidade e as construções medievais são incrivelmente bem preservadas e belas. As principais atrações do bairro são: a Catedral de Barcelona, a Plaça Sant Jaume, a Plaça Del Rei, a Plaça Del Pi e o Moll d’Espanya. Veja abaixo mais informações do melhor para ver no Bairro Gótico:
1. Praça de São Jaime
Ainda no Bairro Gótico, a Praça São Jaime é uma das principais de toda a cidade de Barcelona, pois nesse local estão abrigados a Casa da Cidade de Barcelona e Palácio da Generalidade da Catalunha, que é a sede da Presidência da Generalidade da Catalunha. Essa praça guarda os mesmos traços desde o início da sua história, em 1823. Vale destacar que foi a Igreja Paroquial de São Jaime, que deu nome ao local e ocupava a região na época medieval.
2. Praça do Rei
A praça do Rei é outra atração bem procurada pelos turistas em Barcelona. O local recria a Idade Média, com edifícios dignos da realeza. A maior atração do local é o Palau Reial Major, um monumento que abrigou condes catalães até o século XV, em um prédio de estilo gótico. O local ainda conta com a capela real de Santa Ágata e a Casa Clariana-Padellàs, que abriga o Museu d’Història de Barcelona (MUHBA).
3. Praça de Pi
Apesar de ser considerada pequena, a Praça de Pi é o local perfeito para turistas que buscam antiguidades, desde bares até antiquários. Saiba que essa região era rodeada por um bosque de pinheiros, que deu nome a Praça de Pi. Sabendo da história, procure um grande pinheiro que ainda está por lá, mais precisamente na frente da Basílica de Santa Maria Del Pi.
Muito mais dicas de Barcelona no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Barcelona, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Barcelona. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Barcelona em Maio, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade em Barcelona e na Europa
Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular.
- Pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Barcelona em Maio quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Barcelona
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Barcelona em Maio, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Barcelona é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Barcelona, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Barcelona.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.
- Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Barcelona e na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Dicas dos ingressos das atrações de Barcelona
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Barcelona todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como a Sagrada Família, Parque Guell, Casa Batló, Casa Milá, os museus e o Estádio do Barcelona, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.
Veja outras matérias imperdíveis de Barcelona:
O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
Praias em Barcelona: As melhores e mais bonitas praias.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.