Saiba como é o clima e temperatura em Granada em cada época do ano, com informações sobre as características de cada estação e dicas para aproveitar a viagem. Granada é uma cidade que fica localizada na comunidade autônoma de Andaluzia, a região mais a sul da Espanha. É uma cidade linda, cosmopolita e com muita tradição.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Granada.
Veja o gráfico do clima de Granada:
Como é o clima em Granada?
Granada fica em uma região do interior e muito próxima à Sierra Nevada, uma montanha com uma das estações de esqui mais famosas da Espanha. Essa proximidade faz com que haja um clima peculiar na cidade, com uma grande diferença entre a temperatura durante o dia e a temperatura à noite. Além disso, Granada é atravessada pelo Rio Darro, o que também dá um toque de umidade à temperatura.
No geral, o clima de Granada é mediterrâneo centralizado, com invernos muito frios e verões muito quentes. Há poucas chuvas durante o ano todo, com uma média de 350 mm anuais. O Sol está muito presente na cidade, o que faz com que seja muito agradável passear e desfrutar dos espaços ao ar livre.
Como é o verão em Granada?
O verão marca a alta temporada em Granada, principalmente pelo fato de ser o período de férias mais aguardado dos europeus. Por outro lado, a alta temporada corresponde também a temperaturas elevadas, preços altos e muita movimentação de turistas.
A temperatura média durante os meses de primavera e verão ronda os 25ºC, mas em julho e agosto (verão) podem superar os 40ºC! Já durante a noite, é possível que o termômetro desça até os 15ºC, então não se esqueça também do casaquinho.
- Leve na mala: roupas fresquinhas (shorts, vestidos, tecidos leves e que deixem respirar, chinelos, tênis frescos). Leve também um casaquinho para a noite, lembre que às vezes o vento torna as temperaturas mais frescas.
- Mas vale a pena viajar no verão para Granada? Vale! A cidade não para o ano inteiro e qualquer época é boa para visitar a cidade.
O que fazer no verão em Granada?
No verão a cidade é igualmente incrível para visitar os mesmos pontos turísticos que visitaria no inverno, tirando o fato de provavelmente não haver neve para esquiar na Sierra Nevada! A verdade é que os pontos turísticos de Granada se adaptam a qualquer estação do ano.
Eventos e festas em Granada na primavera e verão:
Primavera:
Abril – Páscoa: A Semana Santa, juntamente com a Páscoa, é um momento religioso bem importante em Granada. As datas, incluindo a Sexta-feira Santa, são lembradas com missas especiais e procissões em toda cidade.
Maio – dia 03: No dia 03 de maio, é comemorado o Dia da Cruz em Granada. Esta é uma data de celebração (e feriado na cidade), com competições da qual cruz decorada é mais bonita, iluminação especial em Granada e feiras gastronômicas cercadas por vinhos e tapas.
Maio – dia 26: Apesar de não ser feriado na cidade, o dia 26 de maio ficou marcado em nome de Mariana Pineda, uma revolucionária de Granada que foi condenada à morte no mandato do Rei Fernando VII, por ter uma bandeira de igualdade. Todos os anos acontece na praça Mariana Pineda, uma celebração em nome dessa mulher e revolucionária.
Verão:
Junho – Feira de Corpus Christi: Esta é uma das maiores festas de Granada, comemorada com muitas missas e procissões. Por acontecer no verão, esta é uma data onde barracas são montadas no centro histórico da cidade, com muita música e gastronomia. Devido ao calor intenso do verão europeu, a maioria das pessoas opta por visitar o local à noite.
Agosto – dia 15: O dia 15 de agosto marca a Virgem de Assunção. Há celebrações, procissões e doação de flores à Virgem nas principais capelas e ambientes religiosos católicos da cidade.
Setembro – dos dias 15 ao 24: A Festa de Nossa Senhora das Angústias é uma das mais famosas da cidade, principalmente por ser a padroeira de Granada. Na festividade, as pessoas oferecem flores à Virgem com uma profissão pelo mercado tradicional, onde frutas e biscoitos de azeite são vendidos.
Setembro – dia 23: A festividade de San Miguel começa no dia 23 de setembro, mas costuma durar até o dia 30. Estes são dias de muita festa, onde todo fim de semana acontecem espetáculos e apresentações de música e dança, bem como competições de futebol e até fogos de artifício.
Como é o inverno em Granada?
No geral, o clima de Granada é mediterrâneo centralizado, com invernos muito frios. No inverno, as geadas são muito frequentes, principalmente entre os meses de dezembro a fevereiro. Janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas médias de 0ºC. Quanto à chuva, embora não tenha que se preocupar muito, o mês mais chuvoso é dezembro; já o mais seco, agosto.
- Leve na mala: roupas quentinhas (pode adicionar gorros, luvas, cachecóis). Leve na mala casacos quentes e outras roupas para proteger você da possível umidade e lembre-se sempre que às vezes o vento ainda torna as temperaturas mais frias. Lembre-se que se for para a Sierra Nevada, as temperaturas são ainda mais frias, portanto leve roupa para a neve!
- Mas vale a pena viajar no inverno para Granada? Vale! A cidade não para o ano inteiro e qualquer época é boa para visitar a cidade. Se sabe ou quer aprender a esquiar, leia aqui quando e onde esquiar.
O que fazer no inverno em Granada?
No verão a cidade é igualmente incrível para visitar os mesmos pontos turísticos que visitaria no verão. Mas sem dúvida a Sierra Nevada é um dos pontos turísticos de Granada que mais vale a pena conhecer no inverno, por conta da quantidade de neve. Independente se quer esquiar, ou só passar uns dias na neve! Abaixo daremos mais dicas de o que fazer no inverno em Granada.
Eventos e festas em Granada no inverno
Janeiro – dia 02: Conhecido como “A Conquista Católica”, neste dia, os moradores comemoram a tomada da cidade pelos Reis Católicos. No terraço da Câmara, um Conselheiro jovem do local leva a bandeira de Castilla para ser saudada pela população. Neste dia também acontece a Toma, uma procissão onde os fiéis seguem os padres, com símbolos dessa tomada, como escudos. Sem dúvidas, esta é uma das festas mais tradicionais de Andaluzia.
Janeiro – dias 05 e 06: O Dia de Reis, uma das festas mais tradicionais em toda Espanha, acontece no dia 06 de janeiro, quando é comemorada a chegada dos 3 Reis Magos. Por outro lado, a festa já começa um dia antes (dia 5), principalmente para as crianças, que recebem doces e presentes nessa noite.
Fevereiro – dia 05: Este dia marca a Procissão do Mosteiro de San Cecilio, santo padroeiro de Granada. Nesta festividade, acontecem procissões, danças e outras comemorações em toda cidade.
Fevereiro/Março – Carnaval: Geralmente, do dia 26 de fevereiro até 05 de março, acontecem na cidade as comemorações de carnaval em Granada. Por lá você encontrará muitos desfiles e fantasias, pois é quando os moradores da cidade costumam sair disfarçados para se divertirem.
Muito mais dicas da Espanha no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Granada, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa
Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular.
- Pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Granada quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha
Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Granada, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.
- Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas, fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Dicas dos ingressos das atrações da Espanha
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:
O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.