Conheça os Jardins do Retiro, em Madri, um lugar que abrigava um conjunto arquitetônico de mesmo nome, a residência que Felipe IV mandou criar. Hoje em dia, esse complexo apenas existe, sobrando somente o famoso Parque del Retiro. Nesse local há diversos jardins, passeios e monumentos. Veja a seguir os principais jardins do Retiro para conhecer enquanto estiver na cidade.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Madri e na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre os Jardins do Retiro em Madri.
Jardim de La Rosaleda
A Rosaleda é uma das partes mais importantes dos Jardins do Retiro. Ela foi criada em 1915 pelo prefeito Carlos Prast e Llano Rodriguez a partir de inspirações de outros jardins europeus. Como o nome diz, é um jardim de rosas. Parte delas vieram da França, como fonte de inspiração e admiração pela Rosaleda de Bagatelle. A Rosaleda foi construída ao redor da estufa fria do Palácio del Marqués de Salamanca, que mais tarde foi instalada no Retiro.
Jardín madrileño
O Jardín Madrileño foi criado graças a iniciativas da rainha Isabel II, no ano de 1841. O jardim possui formato geométrico, com quadrados regulares rodeados de sebes e altas árvores que fazem sombras. Há algumas fontes como decoração, feitas de pequenas pedras de granito.
Jardines del Arquitecto Herrero Palacios
Também conhecido como Casa de Fieras, o antigo zoológico da cidade, o lugar trocou o nome em homenagem ao jardineiro responsável por esses jardins. O lugar ainda tem partes que remetem ao zoológico, como pavilhões, jaulas e outras esculturas que mais tarde se transformaram em objetos de decoração desse jardim.
Jardines de Cecilio Rodríguez
Cecilio Rodríguez foi o responsável por construir uns dos primeiros jardins, de forma que a área da Casa de Fieras fosse aumentada, em 1918. Depois da Guerra Civil e sua grande destruição, esse mesmo jardineiro começou a restauração, por vontade própria, em 1941. Os jardins têm formato retangular e que se juntam, unindo três pavilhões, os quais são utilizados para atos oficiais.
Bosque del Recuerdo
Em português, o Bosque da Lembrança, foi construído em 2004 na Plaza del Emperador Carlos V, em homenagem às vítimas do atentado de 11 de março do ano anterior. Trata-se de uma montanha artificial onde foram plantados 170 ciprestes e 20 oliveiras, simbolizando o número de mortos.
Muito mais dicas da Espanha no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre os Jardins do Retiro em Madri, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade em Madri e na Europa
Poder usar seu celular em Madri, Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os Jardins do Retiro em Madri quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Madri
Agora que você já viu tudo sobre os Jardins do Retiro em Madri, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Madri é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Madri, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Madri.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Madri e na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Veja outras matérias imperdíveis de Madri:
Onde ficar em Madri: Melhores regiões para se hospedar em Madri na Espanha.
Ingressos mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas e passeios.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.