Visitar o Monkey Park Tenerife é sinónimo de visitar o “maior zoológico pequeno do mundo”, pois ele conta com diversos animais incríveis. Esse zoológico é diferente dos outros em Tenerife e em todo o mundo. Isso porque nele você pode andar pelas gaiolas dos macacos e alimentá-los, e você verá rapidamente que cada animal tem sua própria comida favorita.
Veja o que fazer no inverno em Tenerife, com dicas de passeios, praias e pontos turísticos para aproveitar bem a estação, que é mais legal do que parece! Também vamos falar de como é o clima e temperatura da ilha, para que possa ir super preparado para a sua viagem.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas que valem a pena, principalmente em Ibiza, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer no inverno em Tenerife.
Gráfico do clima de Tenerife
Como é o clima em Tenerife?
O clima da ilha de Tenerife varia muito dependendo de que área da ilha estamos falando (microclimas). Por sua localização (ao lado do continente africano) acaba por ser um lugar muito mais ensolarado e um destino turístico durante todo o ano. É uma primavera que dura o ano inteiro – de forma resumida. No entanto a principal diferença do clima de Tenerife é que podemos dividir em clima do norte e clima do sul.
- Sul: mais quente e menos nublado, temperaturas entre os 18º e 24º graus o ano todo.
- Norte: temperaturas amenas, chuvas mais frequentes e maior oscilação de temperatura – de 13 a 23 graus o ano todo.
Clima em Tenerife Sul
O sul da ilha é a zona mais seca de Tenerife, tendo os meses de novembro a fevereiro como época de chuvas (mas apenas chove). As primaveras são mais quentes que as do Norte e fica mais protegida dos ventos do norte. O sul da ilha, ou seja a região de La Costa Adeje, Los Cristianos, etc., conta com mais horas de sol.
Clima em Tenerife Norte
Em Tenerife Norte há maior variação de temperatura, o que faz com que as temperaturas sejam suaves durante todo o ano – tirando alguns momentos específicos em que ocorre essa oscilação maior, fazendo assim mais calor ou mais frio. Isso é bastante característico na região de La Laguna y Santa Cruz de Tenerife (capital da ilha), nas quais se nota a diferença climática entre as estações.
Inverno em Tenerife
O inverno (do dia 21 de dezembro a 20 de março) conta com temperaturas razoáveis no sul de Tenerife, sendo que dezembro tem uma média de 19ºC de temperatura. Ou seja, um inverno suave e bastante estável, já que em janeiro e fevereiro a temperatura fica nos 18ºC e depois volta a subir em março, com a chegada da primavera.
Já no Norte da Ilha, há muita mais chuva e a média de temperatura em dezembro é de 14ºC, baixando a 13ºC em janeiro e fevereiro. Dezembro é o mês mais chuvoso do ano, com 10 dias de chuva.
O que levar na mala
O que levar na mala depende do que pretende visitar na ilha e em que região ficará, mas no geral, aposte em roupas confortáveis (calças, shorts), calçados confortáveis para praia e para montanha; camisetas e blusas de frio, roupa de banho e protetor solar! Se vai para o norte, recomendamos mais roupa de frio. Lembre também de peças que protejam do vento.
Reserve tudo com antecedência!
O inverno acaba por ser uma alta temporada já que é a época preferida de muitos turistas para viajar para Tenerife. Isso porque – em comparação com outros destinos europeus – Tenerife e as Ilhas Canárias no geral oferecem um clima excelente durante o ano inteiro.
- No inverno, alemães e outros europeus de países nórdicos passam lá suas férias de inverno – um inverno muito diferente ao deles! Ou seja, Tenerife fica lotada de turismo.
1. Como achar hotéis com preços incríveis
Uma super dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis na Espanha. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança.
E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço na Espanha.
Cancelamento Gratuito: Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem acima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.
2. Dica para comprar ingressos das atrações e passeios
Uma dica para economizar com os passeios de Barcelona, Madri e toda a Espanha é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos.
Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Barcelona, Madri, Valência e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração.
É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos, muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar bastante, tanto tempo quanto dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.
O que fazer no inverno em Tenerife?
No inverno, você tem quase as mesmas opções de o que fazer em Tenerife no verão. Isso porque como dito anteriormente, o clima da ilha no inverno é propício para muitos passeios ao ar livre e até para banhos de mar. Por isso, veja a lista de passeios que pode fazer em qualquer época do ano e alguns extras específicos para quando estiver mais frio ou chovendo:
1. Subir ao vulcão El Teide
O El Teide é o local mais turístico da ilha, trata-de do vulcão e pico mais alto da Espanha. Ele tem mais de 3.700 metros de altura e fica no centro da ilha. Para chegar até ele é possível ir até ao início da montanha de carro e depois pegar um teleférico ou ir a pé. Mas para chegar até à pontinha é necessário uma autorização.
O Parque Nacional del Teide foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 2007, pela UNESCO, sob a categoria de Bem Natural. A área é a mais completa amostra de vegetação de solo supra-mediterrâneo que existe; tem um vulcão incrível e uma fauna típica, com uma grande variedade de espécies de répteis, lagartos e até morcegos.
Atenção ao clima na região do vulcão e ventos de Tenerife!
É importante salientar que quanto mais perto do vulcão El Teide (aumentando a altitude) as temperaturas descem e há quase sempre neve! Inclusive é algo muito bonito de se ver quando se viaja no verão para Tenerife: pessoas na praia curtindo o maior sol e dia quente, e ao fundo, o Teide nevado!
Há várias excursões ao Teide, que é um dos passeios mais legais para fazer em Tenerife. E por conta do seu clima ‘próprio’, tanto podem fazer 28ºC de dia e de noite ficar a menos de 8ºC. Por isso, as condições para subir à montanha e fazer esse passeio são atualizadas diariamente. Na dúvida, leve sempre casaco para subir!
Outro fator importante que muda muito o clima da ilha são os ventos alísios e as correntes do golfo. Ainda assim, as temperaturas médias da ilha costumam ficar nos 15ºC no inverno e nos 24ºC no verão.
2. Passeio pelas Montanhas de Anaga
Outro local imperdível em Tenerife é o Parque Rural de Anaga, um conjunto de montanhas incrível e cheio de vegetação que foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. É um lugar para caminhar bastante, com várias paisagens de tirar o fôlego. A mais famosa dessas paisagens é o Bosque Encantado, que fica na reserva do El Pijaral. Para visita-lo é necessário pegar uma autorização (com bastante antecedência), e vale muito a pena!
3. Punta de Teno em Tenerife
A Punta de Teno é o ponto mais ocidental de Tenerife e de lá você poderá desfrutar de uma vista muito privilegiada do oceano. A chegada até à Punta de Teno também é muito legal, embora conte com muitas curvas.
Só veja com certa antecedência como está o estado da estrada, pois muitas vezes ela é fechada ao trânsito ou a veículos particulares. No entanto, há ônibus, então confira o que é melhor para você durante a viagem.
4. Visitar La Laguna
A antiga capital de Tenerife (hoje em dia é Santa Cruz de Tenerife) era San Cristóbal de La Laguna, mais conhecido por apenas La Laguna. Visitar seu centro histórico é uma viagem ao passado e uma imersão à cultura da ilha.
As casas e edifícios ainda se conservam como no século XV, quando era também capital das Ilhas Canárias (foi até 1833). O centro histórico de La Laguna foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999.
5. Praias de Tenerife
Tenerife é um dos destinos mais procurados o ano inteiro por seu fabuloso clima e praias que sentem o movimento de turistas o ano inteiro. Durante toda a costa da ilha, encontram-se praias de todos os tipos, com características muito distintas e perfeitas para todos os seus visitantes.
Um diferencial é a cor da areia, pois muitas delas têm areal vulcânico, o que faz com que seja uma areia mais escura. Algumas das praias mais legais para você conhecer em Tenerife são: Las Teresitas, El Duque, La Tejita, El Bollullo, Masca, Los Gigantes, Las Vistas e Playa Jardín.
6. Los Gigantes
As falésias ”Los Gigante” são outro ponto de interesse que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Tenerife seja inverno ou verão. Ficam localizadas no noroeste da ilha e são um dos locais mais bonitos – e que garantem uma vista ainda mais bonita!
As falésias têm mais de 600 metros de altura (daí o nome gigantes) e nelas há um imponente habitat natural para fauna, como aves e espécies marinhas. Para visitar Los Gigantes é possível contratar um guia e fazer uma excursão ou também por baixo, através de um passeio de caiaque.
7. Monkey Park em Tenerife
8. Experimentar a culinária local
Apesar de poder apreciar a culinária local em qualquer época do ano, no inverno há muitos pratos quentinhos e específicos do clima subtropical das Canárias que vale muito a pena experimentar. Além de muita fruta (especialmente bananas) há pratos típicos como: patatas arrugadas, mojo picón (um molho picante ótimo para o inverno), potaje canario, conejo al salmorejo, ropa vieja,entre outros.
- Aproveite para visitar os famosos guachinches, como são chamadas as tabernas típicas de Tenerife.
9. Fazer compras e visitar museus
Pensando naqueles dias que estiver mais vento, frio ou até chuva, a nossa dica é que saiba contornar esses ”imprevistos” e seguir o seu passeio com alegria! Uma das dicas é separar esse dia para fazer as compras em Tenerife que talvez até já tivesse previsto. Aquela lembrancinha para levar como recordação da viagem, ou até mesmo um presente para alguém.
Outra dica é deixar o dia cultural para o dia mais cinza ou de chuva. Afinal, os museus em Tenerife valem muito a pena e todos eles são em lugares fechados ou cobertos. Há diversos museus interessantes em Tenerife, desde os de arte e cultura até os de geografia e mais etnológicos.
- Museu da Natureza e do Homem;
- Museu Militar de Canárias; Observatório del Teide;
- Museu da História e Antropologia de Tenerife;
- Casa del Vino;
- Museu da Ciência e Cosmos.
Eventos de inverno
Há várias festividades e eventos ao longo do inverno e por toda a ilha. Seguem alguns:
- Natal: com vários mercadinhos de Natal pelas ruas e tudo iluminado
- Feira de Bolachas Artesanais
- Festival de Gospel de Canarias
- Reis Magos: uma ótima festividade para ver com as crianças, já que é quando os Reis Magos chegam para trazer os presentes às crianças.
- Festival Internacional de Música de Canárias
- Festival del Sol
- Carnaval de Santa Cruz de Tenerife
Muito mais dicas da Espanha no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no inverno em Tenerife, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa
Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular.
- Pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Tenerife quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Tenerife, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Dicas dos ingressos das atrações da Espanha
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.